Passo 02: A estratégia aumenta seus resultados.
- Redação Marketing Político
- 8 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de abr. de 2024
Planejar significa estar preparado para os diversos cenários que a campanha lhe reserva. Para ser eleito não basta ter um plano de governo interessante e propostas inovadoras.

Estratégia
Planejar significa estar preparado para os diversos cenários que a campanha lhe reserva. Para ser eleito não basta ter um plano de governo interessante e propostas inovadoras, é necessário que você elabore o método norteador da sua campanha.
Quais serão as ações tomadas ao longo da pré-campanha e da campanha propriamente dita?
Para um planejamento estratégico eficaz você precisa:
Informações do cenário atual;
Trabalhar as forças do candidato;
Prever as ameaças e fraquezas da campanha;
Ter claro os objetivos da campanha;
Definir o eleitor alvo da sua campanha (persona);
Planejamento de gastos.
Com isso em mãos será possível diagnosticar as melhores ações, como pô-las em prática e quando.
Dentre os planos de ação destacaremos:
A presença nas redes sociais;
Ações para consolidar a autoridade nas mídias tradicionais;
Quais os temas que necessitam mais atenção (saúde, segurança?);
Quando serão abordados durante a campanha;
Quais serão os meios de comunicação utilizados (online e offline);
Mais alguns pontos a serem destacados:
Defina os materiais a serem utilizados (adesivos, panfleto, jingle...);
Desenvolver um site com SEO (Search Engine Optimization - otimização de mecanismos de busca) e para repositório de informações;
Investimento em comunicação (identidade visual, fotos, marketing de conteúdo);
Realizar pesquisas eleitorais;
Definir a equipe e função de cada colaborador.
Cada campanha necessita de estratégias únicas. Por isso é fundamental ter consigo uma equipe qualificada para planejar singularmente suas ações, baseada nas especificidades do seu cenário.
Fonte: Texto extraido da internet, originalmente publicado por Darlan Campos.
Comentários